Tempo de leitura: 3 minutos
Quando falamos em bebés, crianças e aromaterapia, muitas vozes se levantam, principalmente, nas redes sociais, nos dias de hoje. A Aromaterapia é um excelente suporte infantil, no entanto, é preciso haver precaução.
Aromaterapia no suporte da saúde infantil
Cada vez mais famílias têm procurado a ajuda da Aromaterapia para as necessidades dos seus bebés e crianças. Sem dúvida que a Aromaterapia traz grandes benefícios para a saúde e bem estar dos mais pequenos.
A Aromaterapia é um excelente suporte natural, mas também uma excelente forma de prevenção natural.
Sabemos que as crianças estão sempre muito suscetíveis a apanharem viroses, ites, a quedas, empurrões, situações que possam acontecer durante o dia e as deixem desconfortáveis física ou emocionalmente, quer em casa, na escola, em casa dos avós, amas, creche, etc.
Estas situações podem comprometer a sua saúde, o seu bem estar e até mesmo o comportamento, deixando-os mais irritados, ansiosos, stressados, tristes, nervosos, etc. Desta forma, é normal que os pequenos apresentem desconfortos associados a estas vivências.
Utilização segura
Para que possamos fazer um bom suporte e prevenção natural, através dos Óleos Essenciais e da Aromaterapia, é preciso ter alguns cuidados n seu uso.
Quando falamos em bebés e crianças, existem duas possíveis formas de uso dos Óleos Essenciais:
Difusão, essencialmente através de um difusor ultrassónico no qual colocamos água no seu recipiente e as gotas do Óleo Essencial. A bruma (vapor de água) que é libertada, vai conduzir as moléculas dos Óleos Essenciais para o ambiente para que sejam inaladas. É a forma mais segura e fácil de usar e deve ser privilegiada em bebés até, pelo menos, 12 meses. Deve ainda ter atenção que uma difusão exagerada também não é recomendada (por exemplo o dia todo).
Aplicação Tópica, como o próprio nome indica, é aplicação na pele. No entanto há cuidados acrescidos nesta forma de uso. Os Óleos Essenciais jamais devem ser aplicados na pele diretamente do frasco! Isto pode provocar irritação, sensibilidade e até mesmo queimadura cutânea. Assim sendo, a forma mais segura de o fazermos é diluindo o Óleo Essencial numa gordura vegetal, como por exemplo, em óleo vegetal de amêndoas doces, grainha de uva, côco ou mesmo azeite!
Se houver necessidade de aplicação tópica em bebés abaixo dos 12 meses, devemos optar por uma diluição maior, no máximo até 1% de diluição em óleo vegetal. Em 10ml, esta % equivale a 3 gotas do óleo essencial.
Como em tudo na vida, também na Aromaterapia menos é mais, por isso, tenha também atenção à quantidade de óleos essenciais a usar, quer na difusão, quer em aplicação tópica. Entre 1 a 2 Óleos Essenciais é o recomendado.
Óleos Essenciais indicados para bebés e crianças
Lavanda (Lavandula angustifolia)
Seguro desde o nascimento, acalma a agitação do dia ajudando a adormecer melhor e a relaxar. Perfeito para uma massagem relaxante no final do dia para acalmar a agitação e excitação das aprendizagens do dia, ou mesmo para acalmar cólicas.
Excelente regenerador cutâneo, indicado para quedas e pequenas feridas.
Camomila Romana (Chamaemelum nobile)
Igualmente seguro desde o nascimento, perfeito para diluir e juntar ao banho no final do dia. Dá um bom suporte cutâneo, em questões de assaduras ou pequenas feridas (bem como a lavanda).
Laranja Doce (Citrus sinensis)
Excelente no reforço do sistema imunitário, calmante e relaxante, promove um ambiente tranquilo e animador. Idealmente usado em difusão, no caso de fazer aplicação tópica do Óleo Essencial de Laranja, deve evitar exposição solar nas 12h após aplicação.
Limão (Citrus limon)
Fresco, limpa o ar da divisão e da casa, dando suporte respiratório e acalmando a tosse.
Junto com o Óleo Essencial de Lavanda promovem a libertação de secreções e expectoração.
Árvore do Chá (Malaleuca alternifolia)
Antiviral, antibacteriano, antifúngico, é um “faz tudo”.
As crianças estão sempre muito suscetíveis a viroses e bactérias, por isso, este é o óleo ideal para ajudar nesse sentido. Além disso é ainda perfeito para acabar com os piolhos na cabeça dos mais pequenos!
O Óleo Essencial de Árvore do Chá, idealmente deve ser usado a partir dos 3 anos de idade (abaixo dos 3 anos apenas em SOS).
Encontra aqui estes e outros Óleos Essenciais.
A Aromaterapia é uma excelente solução de suporte, reforço e prevenção para os mais pequeninos. Deve ser, no entanto, usada com precaução. Se não se sentir seguro no seu uso, deve procurar acompanhamento e ajuda de um Profissional de Aromaterapia.
Gostavas de ter descobrir mais sobre o uso seguro da Aromaterapia nas crianças?